NOVIDADE

25/02/2016

Secretaria de Cultura de Jataí ignora pedido de apoio de ator jataiense para show que homenagearia e estimularia combate à violência contra a mulher


Luciana Lima, especial para a Gazeta Popular On-Line e PopMix RádioWeb

Simplesmente não houve sequer a gentileza de uma resposta.

Este foi o desfecho das tentativas de contatos por e-mail com o secretário municipal de Cultura de Jataí, Marco Antônio Gomes de Carvalho, vulgo “Marquinho Carvalho”, feitos pelo ator, comediante de stand up comedy, autor, roteirista e diretor goiano de Jataí, Terry Marcos Dourado, através do e-mail institucional cultura@jatai.go.gov.br para o qual o artista jataiense enviou um completo release e uma proposta de parceria onde a secretaria apenas forneceria um local com infraestrutura adequada para a realização do espetáculo de stand-up comedy “Todo o Poder de Uma Mulher”.

“Como artista, repudio veementemente uma secretaria municipal rotulada como sendo de cultura ignorar completamente uma solicitação de parceria para um artista local, que nasceu e vive aqui em Jataí, uma cidade tão rica em talentos e tão pobre de programação e atração cultural. Fico duplamente indignado com este tratamento desrespeitoso para com um artista jataiense porque não pedi dinheiro. Pedi apenas um local para apresentar meu show em homenagem às mulheres e que faz também conscientização para a luta contra a violência contra estas cidadãs brasileiras. Só queria um local com a infraestrutura. Nada mais. E, como ignoraram meu pedido, tive que cancelar o show, infelizmente”, comentou o artista jataiense.
Marquinho Carvalho, secretário municipal de Cultura de Jataí (GO), sequer teve a gentileza de responder os e-mails enviados (veja um deles na imagem abaixo) pelo artista jataiense Terry Marcos Dourado.
E-Mail enviado pelo artista jataiense às secretarias de Cultura e de Promoção Social de Jataí (GO), solicitando apoio em caráter de parceria, apenas cedendo local com infraestrutura básica para realização do evento cultural. Apenas a Promoção Social enviou e-mail onde, usou a cortesia para negar apoio ao artista.
MERCHANDISING SOCIAL –  Terry Marcos Dourado, que também é jornalista há quase 25 anos e, bacharel em Direito desde 1996 - colocou em cartaz o inédito show de stand up comedy (solo de comédia) intitulado "Todo o Poder de Uma Mulher" com os objetivos de homenagear o Mês da Mulher (março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher em 8/03) e, por meio de um formato inovador de stand up, promover impactante ação de merchandising social aproveitando a importância da festividade.

"Além dos outros shows de stand up comedy que já tenho disponibilizados para a temporada 2016, decidi criar também um show especial de stand up focado nas mulheres, nos seus anseios, nos seus sonhos, problemas, desafios e idealismos. Minha proposta, enquanto idealizador do projeto deste show especial é fazer o público, principalmente o próprio público feminino, se divertir com as (para)noias do sexo/gênero feminino, tais como: ciúmes, excesso de sensibilidade, TPM, sexo e sexualidade, carências, alterações súbitas de humor, suas “mil e uma utilidades”, entre outros assuntos, também os inúmeros conflitos de ideias, opiniões, comportamentos e atitudes com os homens. Assim concebi e “dei à luz” ao show "Todo o Poder de Uma Mulher"", explicou Terry Marcos Dourado.

Confira, a seguir, alguns dos pontos fortes e interessantes do show "Todo o Poder de Uma Mulher".

A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES SERIA 
O PRINCIPAL DESTAQUE DO SHOW

Terry Marcos Dourado, artista jataiense, criador do show de stand-up comedy "Todo o Poder de Uma Mulher", em homenagem ao Mês da Mulher. O evento foi cancelado por falta de apoio da gestão cultural jataiense.
Muito mais do que “esculachar” o universo feminino fazendo uso do humor com doses de sarcasmo, de forma inédita Terry Marcos Dourado estará usando também os elementos da comédia crítica para fazer um forte, porém, extremamente necessário merchandising social chamando a atenção do público para a necessidade emergencial de combater os mais graves dentre todos os problemas enfrentados pela mulher: o machismo e todas as formas de violência que têm, infelizmente, assassinado milhares de mulheres brasileiras – e em todo o planeta – todos os anos, com índices cada vez maiores de casos registrados.

Para abordar todas as formas de violência em seu show, o ator, comediante, autor, roteirista e diretor Terry Marcos Dourado fez uma complexa e minuciosa pesquisa jornalística atualizando seus conhecimentos sobre a situação de momento da mulher brasileira e mundial. Fez também um minucioso levantamento de dados estatísticos chocantes e revoltantes que mostram uma realidade cruel de um conjunto de violências verbais, psicológicas, morais e físicas que têm brutal e covardemente assassinado cada vez mais mulheres no Brasil e no mundo, sendo que as estatísticas brasileiras são destaques mundiais.

"Meu grande desafio foi criar um texto e produzir um roteiro inserindo esta triste e lamentável realidade de uma violência absurda cada vez mais presente com cada vez maior força na nossa sociedade brasileira num contexto de comédia crítica onde, ao mesmo tempo em que surgirão situações cômicas ou engraçadas, estas vão apresentar uma mensagem de alerta ou de conscientização para que todos sintam a necessidade emergencial de combater situações reais tão negativas e horríveis. Não foi um trabalho fácil, convergir pautas jornalísticas tão graves com a suavidade e a descontração do universo da comédia, e fazer esta fusão louca produzir um show divertido e que entretém, mas que também serve como recurso de alerta e conscientização do público para que repudiem e combatam o machismo e todas as suas consequências nefastas e criminosas contra as mulheres", ressaltou o artista.
Imagem ilustrativa de um show realizado no Centro Municipal de Cultura e Eventos de Jataí (GO). O show de stand-up comedy "Todo o Poder de Uma Mulher" usaria estrutura igual a esta, simples e praticamente sem custos. A Secretaria Municipal de Cultura apenas cederia o espaço com a infraestrutura (som e iluminação) do local. E nem isso se dispôs a fazer.
AUTOESTIMA DA MULHER – O show de stand up comedy "Todo o Poder de Uma Mulher", escrito, roteirizado, atuado, produzido e dirigido por Terry Marcos Dourado é totalmente autoral, como deve ser um bom e real stand up comedy. Mas não é só isso. Além de ser totalmente autoral, o show tem todo um contexto cênico diferente, inovador e ousado. E acaba sendo mais que um show de stand up comedy, pois agrega ao humor algumas performances musicais, inclusive uma paródia sobre o universo feminino. E coroando os momentos do show de humor, vem o clímax, o ápice do show que é uma bela e profundamente tocante homenagem poético-reflexiva às mulheres.

Um dos objetivos do show “Todo o Poder de Uma Mulher” era fortalecer a autoestima das mulheres. "Todo o Poder de Uma Mulher" também iria provocar o público e fazê-lo refletir sobre comportamentos e atitudes, muitas das vezes nocivos e assassinos, que atingem, muitas das vezes mortalmente, as mulheres com as quais os homens se relacionam nas suas rotinas diárias. “Criei este show para trabalhar no sentido de fortalecer a autoestima da mulher e, ao mesmo tempo, conscientizar o público masculino para a necessidade de entender melhor o complexo universo feminino e, assim, ajudar a combater a crescente onda de violência contra a mulher fomentada pelo machismo que ainda impera forte na sociedade brasileira”, justificou Dourado.

"Meu objetivo não era só fazer as pessoas rirem. Queria ir mais além. Queria emocioná-las o tempo todo e de todas as formas possíveis. Por isso, além do stand up comedy, haveria também performances musicais que se harmonizariam perfeitamente com o conteúdo cômico. Também por isso "Todo o Poder de Uma Mulher", por se dispor a proporcionar uma mistura de emoções fortes, o tempo todo, era mais que um simples show de stand up comedy. Era um formato inusitado, inovador, ousado e inédito. Lamentavelmente, por ausência de sensibilidade da Secretaria Municipal de Cultura de Jataí (GO), tão lindo projeto ficou apenas no papel", ressaltou Terry Marcos Dourado.
Este é o Centro Municipal de Cultura e Eventos de Jataí (GO), espaço para 900 pessoas que deveria ser gerenciado pela Secretaria de Cultura, mas está aos cuidados da Secretaria de Turismo, segundo informações da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura. Até este espaço foi negado ao artista que é jataiense. Daí, qual a serventia deste espaço, se o mesmo é negado para um artista da cidade? Ou é cedido apenas a artistas que bajulam o atual prefeito?
OUTRAS IGNORADAS – Em Jataí, além da Secretaria Municipal de Cultura, também a Secretaria Municipal de Promoção Social ignorou a importância do projeto sociocultural com foco nas mulheres. Além destas instituições, o Jatahy Shopping e o Núcleo Regional de Combate ao Câncer sequer tiveram a gentileza e a educação em responder às tentativas de contato feitas pelo artista. Aliás, a intenção original era tornar o show filantrópico, com a maior parte da renda destinada ao Núcleo de Combate ao Câncer local.

“Acho um absurdo uma cidade ter tantos espaços teoricamente públicos que podem servir para eventos culturais e negarem um pedido de local para um artista da cidade. De que adianta termos aqui um Centro Cultural com 900 lugares pra ser usado de vez em quando? Pior é um Centro Cultural, que deveria estar sendo gerenciado pela Secretaria de Cultura, estar sendo gerenciado pela Secretaria de Turismo. Coisas esdrúxulas que só acontecem numa cidade com uma administração pública tão nociva para a cultura, a história e o lazer do povo jataiense. Lamentável”, desabafou o artista jataiense.

NOVIDADE

Visitantes