NOVIDADE

23/02/2016

Bandidos invadem casa paroquial e fazem padre e fiéis reféns em Jataí (GO)

Igreja de São Sebastião, em Jataí (GO) e sua Casa Paroquial à dirieta, local onde ocorreu o assalto no domingo, 21 de fevereiro.
No domingo, 21 de fevereiro, dois bandidos assaltaram e fizeram reféns um padre e cinco fiéis na casa paroquial da Igreja de São Sebastião, no centro urbano de Jataí (GO). De acordo com informações do padre Valdinei Nascimento de Sousa, cinco fiéis (paroquianos) estavam com ele no momento do assalto. Todos vivenciaram momentos de terror. O pároco da Igreja de São Sebastião reclamou da falta de segurança em Jataí. “Nós vivemos momentos de terror na nossa cidade. Está faltando segurança. Eu não sei o que nós temos que fazer”, disse o padre.

Os criminosos arrombaram a igreja quando ela estava vazia, mas foram surpreendidos quando o padre, que havia ganhado uma festa de aniversário organizada pela comunidade, chegou à paróquia acompanhado de outras cinco pessoas. “Eu nem sei falar qual foi minha reação. Eu não tive medo. Procurei tranquilizar eles [criminosos] e as pessoas que estavam conosco. Eles pensam que a igreja tem dinheiro. Gente, o dinheiro fica no banco. Tudo que nós recebemos, depositamos no banco. Na casa paroquial não tem nada além dos móveis. Se quiser levar os móveis, fazer o que”, desabafou o padre Valdinei.
Padre Valdinei Nascimento: "... vivemos momentos de terror."
MUITA VIOLÊNCIA - Um homem, que não quis ser identificado, chegou a ser espancado enquanto era feito refém junto com a família e o padre. “Não caí a ficha que era um assalto, quando eu vi que era, olhei pra eles e ele me deu um chute na boca, aí eu vi que o sangue desceu. Nesse momento me deu vontade de chorar e senti que deus me deu mais uma chance pra gente viver, porque tá difícil”, afirmou a vítima, emocionada.

O padre Valdinei Nascimento contou que os assaltantes arrombaram a janela dos fundos e entraram na igreja. Segundo ele, os criminosos chegaram a tirar do lugar o sacrário, onde ficam as hóstias, acreditando que se tratava de um cofre, mas o abandonaram jogado em um corredor. Após revirar a igreja, os criminosos entraram na casa paroquial, ao lado do santuário, onde moram outros dois padres. “Eu acho que eles passaram mais de quatro horas aqui dentro de casa despreocupados. Comeram, beberam, fizeram o que quiseram”, afirmou o pároco.
Fachada e entrada da Casa Paroquial da Igreja de São Sebastião, em Jataí (GO), local onde as vítimas foram feitas reféns por dois assaltantes, no domingo, 21 de fevereiro.
DISCAGEM MILAGROSA? - Durante o assalto, o celular que estava no bolso do padre discou sozinho para esse outro homem, que também preferiu não se identificar. “Vi na hora que a pessoa falou que se não tivesse alguma coisa ali na casa ia matar todas as três pessoas, as três mulheres que estavam deitadas ao chão”, disse. Ele afirma que avisou a polícia e foi logo para a igreja.

A esposa, a cunhada e o sobrinho de um dos homens que acompanhava o padre também foi feita refém. “Eles foram lá e renderam minha esposa, minha cunhada e meu sobrinho que veio com elas. É um trauma enorme porque minha mulher não consegue falar”, afirmou o rapaz. Os criminosos levaram o carro dele durante a fuga, mas a polícia conseguiu recuperar o veículo.
Os assaltantes reviraram vários cômodos no interior da Casa Paroquial, de onde roubaram vários pertences.
Os dois rapazes roubaram um carro, computadores, um televisor que estava na sala da casa, as chaves de dois carros da paróquia, também um cofre que ficava dentro de um armário, e aparelhos celulares e carteiras de documentos pessoais de todas as vítimas. Os bandidos espancaram um dos reféns. Ao adentrarem na igreja, os ladrões pegaram o armário onde as hóstias ficam guardadas. Depois, eles pularam o muro e entraram na Casa Paroquial. O padre e os cinco fiéis foram feitos reféns quando chegaram no local.

O carro recuperado na madrugada de domingo foi o elemento principal de ligação entre Bruno Fernandes Pinheiro, com 20 anos, e o assalto ocorrido na Paróquia de São Sebastião, em Jataí (GO). Por um vacilo do bandido, o veículo foi encontrado bem próximo à casa dele. Bruno Fernandes já estava sendo investigado pela suspeita de participação em vários assaltos ocorridos na cidade, nos últimos meses. Bruno Fernandes, que possui uma extensa ficha policial, permanece preso. Um rapaz suspeito de ter participado do assalto foi liberado por falta de provas depois de ser ouvido pela polícia.
O cofre da Casa Paroquial da Igreja de São Sebastião foi encontrado próximo ao Campus II da UFG, às margens da BR 364. Tudo que havia dentro foi roubado.
O cofre roubado foi encontrado próximo ao Campus Jatobá da Universidade Federal de Goiás, conhecido como Campus 2, nas margens da BR 364. O cofre estava vazio uma vez que tudo que se encontrava dentro do mesmo, pertences pessoais e dinheiro, foi levado pelos marginais. [Com informações da TV Anhanguera/Rede Globo e da TV Sucesso/Rede Record em Jataí, GO.]

NOVIDADE

Visitantes