NOVIDADE

Biografia do Editor


Jornalista TERRY MARCOS DOURADO

Diretor-Proprietário da: 
Agência Prodartcom Produções
PopMix RádioWeb
Canal PopTV (webtv)
Gazeta Popular (jornal e webjornal)
Estelar Filmes
TMD Models Agency

Terry Marcos de Oliveira Barros Dourado (Terry Marcos Dourado) nasceu em Jataí (GO), no dia 19 de julho de 1974. A sua vida escolar começou no Educandário Pequeno Príncipe e, ainda no antigo "pré-escolar", já totalmente alfabetizado, o menino foi direto para a segunda série do curso primário. Como a diretora do educandário se negou a isso, os pais o transferiram para a Escola Municipal Auta de Souza, após os devidos testes escolares de confirmação de alfabetização precoce.


Início dos anos 90: o repórter Terry Marcos Dourado em trabalho para a "Folha do Sudoeste" (Jataí/GO).
Terry Marcos Dourado: repórter e editor da "Revista Metas" (Jataí/GO).
Anos 90: Terry Marcos Dourado entrevista a dupla sertaneja Leandro (foto) e Leonardo 
(está na foto original sem edição), para a "Folha do Sudoeste" (Jataí/GO).
Anos 90: Terry Marcos Dourado entrevista a cantora e compositora Fátima Leão, para a "Folha do Sudoeste" (Jataí/GO).

1998 - 2000: Terry Marcos Dourado exerceu as funções de repórter, redator, apresentador (locutor-entrevistador), 
locutor-noticiarista e coordenador de Jornalismo da "Rádio Difusora AM 680" (Jataí/GO).

Com o passar dos anos, a maior parte de vida escolar de Terry Marcos Dourado aconteceu no Colégio Estadual Nestório de Paula Ribeiro (Jataí/GO), com passagens também pelo extinto Curso de Habilitação Básica em Saúde (HBS) do "temido" Colégio Carlos Chagas (Jataí/GO); e o curso de Agrimensura, na antiga Escola Técnica Federal de Goiás (hoje, IFET). Em agosto de 1996, aos 22 anos, Terry Marcos Dourado tornou-se bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut).

Após sua colação de grau em Direito, no final de 1996, Terry Marcos Dourado recebeu proposta de transferir-se para a capital de Goiás (Goiânia), para trabalhar na sede do "Jornal da Segunda", à época, o quarto maior jornal do Estado.

Terry Marcos Dourado residiu na cidade de Goiânia (GO) até maio de 1998, quando fora obrigado a retornar a Jataí (GO), após ser vítima - na noite do dia 5 de maio de 1998, quando retornava a pé de uma academia de musculação - de uma emboscada em frente à agência central dos Correios, planejada e encomendada (com fortes indícios, nunca comprovados, da autoria ter sido de uma pessoa conhecida do seu meio profissional) resultando em um violento sequestro com roubo de todos os seus pertences pessoais e dinheiro no apartamento onde residia, no centro da capital goiana, numa ação de terror que durou cerca de sete horas. O fato foi registrado no Distrito Policial próximo ao Parque Mutirama há poucas quadras do edifício onde o jornalista residia, mas por orientação da própria polícia - e à pedido da própria vítima para preservar a família distante - o registro foi feito na condição de "sigilo" para não ser divulgado pela imprensa goiana por tratar-se de sequestro de um jornalista.

No período em que residiu em Goiânia (GO), Terry Marcos Dourado prestou serviços jornalísticos, como "free-lancer" para diversos informativos e jornais de pequeno porte. Foi repórter e editor do jornal especial em comemoração aos 40 anos da Associação Goiana de Municípios (AGM), trabalho que lhe rendeu um contrato profissional com o jornal "O Top News", o terceiro maior jornal de Goiânia e do Estado, com circulação semanal e linha editorial crítica. Em "O Top News", Terry Marcos Dourado fora contratado para ser repórter especial, somente produzindo reportagens investigativas com destaques de capa.

Julho, 1996: Terry Marcos Dourado conclui e torna-se bacharel em Direito pelo Cesut de Jataí/GO.
Anos 90: Terry Marcos Dourado entrevista a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó para a "TV Jataí Canal 11" (Jataí/GO).
1998 - 2000: Terry Marcos Dourado (nesta foto, na sala de redação e, acima, no estúdio ao vivo) exerceu as funções de repórter, 
redator, apresentador (locutor-entrevistador), locutor-noticiarista e coordenador de Jornalismo da "Rádio Difusora AM 680" (Jataí/GO).

Apesar da graduação em Direito, Terry Marcos Dourado optou por não exercer a profissão de advogado e continuar sua carreira no Jornalismo, iniciada em 21 de novembro de 1991, aos 17 anos, no jornal Folha do Sudoeste (Jataí/GO).

Agosto de 2002: Terry Marcos Dourado implantou, dirigiu e atuou no Departamento de Jornalismo da 
Rádio Mundial 105,9 FM (hoje, Transamérica), onde permaneceu até 2006 com diversos programas (Jataí/GO).
1995 - 1996: Terry Marcos Dourado exerceu as funções de repórter, redator, apresentador (locutor-entrevistador) 
e diretor de Jornalismo da "TV Jataí Canal 11 - Rede Brasil de Televisão" (Jataí/GO).
A carreira jornalística de Terry Marcos Dourado sofreu uma mudança radical, tornando popularmente muito elogiada no período entre os anos de 1998 e 2000, quando Terry Marcos Dourado lança um estilo personalizado, inovador e ousado de comunicar a notícia, ao comentar – muitas vezes de forma incisiva e em tom forte de indignação – as principais notícias nos programas jornalísticos que produzia, dirigia e apresentava na Rádio Difusora de Jataí 680AM: "Jornal Brasil Hoje - Edição Regional", "Difusora Notícias" (de hora em hora) e o tradicional "Jornal Difusora" (principal radiojornal da emissora). 

Na Rádio Difusora 680AM, Terry Marcos Dourado conquistou forte e histórica audiência popular por defender os interesses do povo e fazer cobranças e críticas incisivas a políticos. Mas, em 2000, por interferência, pressões e negociações políticas, Terry Marcos Dourado, foi repentinamente tirado do ar e, poucas semanas depois, foi demitido da Rádio Difusora, e ainda enfrentou o fechamento de todas as portas profissionais para si, pela imprensa jataiense.

Antes de ser demitido, ainda no auge de seu inovador e audacioso trabalho jornalístico na Rádio Difusora de Jataí, o jovem jornalista Terry Marcos Dourado, mesmo sem ter recebido ameaças diretas, foi informado de que um político local havia sugerido que o jornalista "deveria ser calado a qualquer custo". Ao tomar ciência desta suposta ameaça perigosa, a direção da emissora, discretamente, tomou medidas de proteção ao polêmico jornalista/radialista.

Anos 90: Terry Marcos Dourado em mais uma entrevista com o cantor sertanejo Leonardo (Jataí/GO).
Anos 90: Terry Marcos Dourado entrevista, para a Revista Metas, a atriz Suzana Alves, à época 
do megassucesso com a personagem "Tiazinha". (Jataí/GO).
1996: Terry Marcos Dourado entrevista humorista Pedro Bismark (o "Nérso da Capitinga e o "Seu Feliciano" 
do programa "Zorra Total", da TV Globo), para a "TV Jataí Canal 11" (Jataí/GO).

Ainda sob fortes pressões políticas, em 19 de agosto de 2002, Terry Marcos Dourado implantou e estreou o Departamento de Jornalismo da Rádio Mundial 105,9FM (hoje, Rádio Transamérica 105,9FM). Nesta emissora, continuou com seu estilo polêmico, popular, crítico e cobrador de políticos. 

Em 2006, novas pressões políticas fizeram com que Terry Marcos Dourado fosse novamente excluído das mídias jornalísticas em Jataí. Indignado com as injustiças das perseguições que continuava sofrendo, o jornalista, dois anos depois, em 10 de julho de 2008, concretizou um projeto pessoal: o jornal Gazeta Popular, circulando inicialmente com tiragem histórica de 5.000 exemplares e tendo forte aceitação pública, mas o jornal impresso durou apenas 15 edições até ser vítima de perseguições políticas dos “coronéis” de Jataí que agiram para cancelar apoios publicitários. Além do governo municipal do PMDB, o jornal Gazeta Popular, de Terry Marcos Dourado, também continua sofrendo retaliações das últimas três gestões peemedebistas do Legislativo Jataiense.

Início dos anos 2000: Terry Marcos Dourado entrevista a dupla sertaneja Di Paulo & Paulino, 
para a "Rádio Mundial 105,9 FM" (Jataí/GO).
Início dos anos 2000: Terry Marcos Dourado entrevista a dupla sertaneja Gian & Giovani, 
para a "Rádio Mundial 105,9 FM" (Jataí/GO).
Terry Marcos Dourado, durante cobertura especial de jantar com celebridades. Nesta foto, ao lado do, à época, 
jogador Paulo Nunes. Também estavam neste jantar o cantor Leonardo, o cantor Paraná 
(da dupla com Chico Rey), dentre outras personalidades daquele momento. O evento aconteceu em Jataí/GO.
Após um período sabático de problemas de saúde em família e, impulsionado pelo luto da morte de seu pai - José Alves de Barros, funcionário público da Prefeitura de Jataí, popularmente conhecido pelas alcunhas de "Zezão", "Zezão da Kombi", "Zezão da Ambulância" ou mesmo "Zezão Motorista do Núcleo do Câncer" - ocorrida em 11 de março de 2013, o jornalista Terry Marcos Dourado optou por dar a volta por cima nas intempéries da vida e, com força, coragem, fé e determinação, começou a construir uma nova fase em sua carreira de mais de 22 anos de dedicação ao Jornalismo.


21/06/2013: O jornalista Terry Marcos Dourado (E), ao lado do irmão Giulliano Dourado (D); 
recebem homenagem da Câmara de Vereadores de Jataí/GO pela "WebTV Araguaia (WTVA)", 
novidade que o jornalista idealizou e dirige. A honraria foi entregue pelo comandante-geral 
da Polícia Militar local, major David Pires (C). A homenagem à imprensa jataiense 
foi proposta pelo vereador Gildenício Santos.
Terry Marcos Dourado posando junto da placa que registra seu bacharelado em Direito, ocorrido em julho de 1996 
pelo Cesut de Jataí/GO, antes do acréscimo oficial do sobrenome de família, "Dourado", em 2005.
Dezembro de 2005: O jornalista Terry Marcos Dourado recebeu esta homenagem pela gestão do então 
vereador-presidente Ediglan Maia, pela parceria na coordenação das primeiras transmissões ao vivo 
das sessões e eventos do Legislativo de Jataí, transmitidas pela "Rádio Mundial 105,9 FM". 
Terry Dourado foi pioneiro nas transmissões das sessões legislativas e 
das Câmaras Itinerantes em diversos bairros da cidade.

Confira, a seguir, a síntese da trajetória profissional de Terry Marcos Dourado nos diferentes ramos do Jornalismo, e nas mais diversas mídias de comunicação.

1991–1994: FOLHA DO SUDOESTE (Jataí/GO)
Repórter, redator, revisor, editor-adjunto e editor-geral.

1995–1996: REVISTA METAS (Jataí/GO)
Repórter, redator, revisor, editor-adjunto e editor-geral.

1994–1996: JORNAL DA SEGUNDA (Jataí/GO)
Jornalista/repórter – editor regional (Sucursal Jataí). O “Jornal da Segunda” é atualmente conhecido pelo nome de “Tribuna do Planalto”, com sede em Goiânia (GO).

1995–1996: TV JATAÍ CANAL 11 - REDE BRASIL - (Jataí/GO)
Estreando como radialista, em 1995, exerceu as funções de repórter, apresentador de telejornal, diretor de Jornalismo e editor-chefe de Telejornalismo. Apresentou e produziu os programas: “Jataí Notícias”, “Jataí Sociedade Aberta” (ambos, jornalísticos); e “Frisson” (este, uma revista social e cultural).

1996–1997: JORNAL DA SEGUNDA (Goiânia/GO)
Jornalista/repórter da redação, em Goiânia/GO.

1997–1998: JORNAL O TOP NEWS (Goiânia/GO)
Jornalista/repórter especial (reportagens de capa).

1998–2000: RÁDIO DIFUSORA 680AM (Jataí/GO)
Em uma das mais tradicionais e importantes emissoras de rádio do Sudoeste Goiano, atuou como jornalista/radialista, repórter, editor-geral de Jornalismo, coordenador-geral de Radiojornalismo, apresentador–âncora de radiojornal (locutor-noticiarista) onde revolucionou o jornalismo da emissora com o inédito estilo “âncora”, mobilizando, com força, a opinião pública sobre os principais fatos do dia-a-dia, sem deixar de lado a isenção, a imparcialidade e a ética jornalística.

17 de Maio de 2000: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS (Jataí/GO)
Fundou a TM Oliveira Barros Dourado ME, agência de jornalismo e produções artísticas, com o nome fantasia de “TM3 Produções”. Atualmente, a agência tem o nome fantasia atual de "Prodartcom Produções" mas, no passado, já teve os nomes-fantasia de “Agência Barros Dourado Comunicações, Eventos e Produções Artísticas (ABD Produções)”, "TM3 Produções e Jornalismo" e "Agência Eldorado - Jornalismo e Produções Artísticas". Parte integrante da Prodartcom Produções, foi criada a "Estelar Filmes", empresa produtora e realizadora de projetos audiovisuais. 

Prodartcom Produções foi criada com as seguintes divisões: Estelar Filmes (produções audiovisuais), TMD Models Agency (agencia de modelos e artistas). Prodartcom Produções também objetiva produzir roteiros dee programas e comerciais para TV e internet. 

2002–2006:   RÁDIO MUNDIAL 105,9FM (Jataí/GO)
Ainda sofrendo fortes perseguições de políticos em Jataí e em nível estadual e federal, o jornalista/radialista Terry Marcos Dourado atuou como repórter, editor-geral de Jornalismo, diretor de Jornalismo, apresentador-âncora de vários programas jornalísticos da emissora. Na Mundial FM, implantou e consolidou o Departamento de Jornalismo optando, em meados de 2005, por razões particulares, por firmar parceria com a empresa, após criar a ABD Produções, porém, mantendo parceria jornalística com a emissora.

2002–2006: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS E PRODUÇÕES JORNALÍSTICAS (Jataí/GO)
Terry Marcos Dourado, em nova fase profissional como jornalista/radialista autônomo, através da Agência Eldorado que criou em 17 de maio de 2000, durante todo o ano de 2005, prestou serviços profissionais de assessoria jornalística para a Câmara Municipal de Jataí, onde coordenava e comandava as transmissões ao vivo das atividades parlamentares (sessões, debates populares, audiências públicas, câmaras itinerantes, dentre outras) veiculadas ao vivo pela Rádio Mundial 105,9FM.

Ainda em 2005, e até maio de 2006, prestou serviços profissionais na condição de assessoria jornalística para a Prefeitura Municipal de Jataí (GO), tendo como principal função a elaboração, produção e divulgação de releases diários das atividades do prefeito e da administração municipal, para a imprensa de Jataí, região e do Estado. Também era responsável pela elaboração e produção de reportagens divulgando as ações da prefeitura, para publicação em diversos órgãos da imprensa, naquela gestão do prefeito Fernando Henrique Peres, mas vítima de "trairagens" de colegas de trabalho - tendo caído em "operação puxa-tapete" de safadeza de bastidores, muito comum neste meio - acabou sendo forçado a encerrar a prestação de serviços por não ter optado em "disputar" o cargo.

2008–2010: JORNAL GAZETA POPULAR (Jataí/GO)
Atuando como jornalista/radialista, através da ABD Produções (ex-Agência Eldorado), que criou em 3 de maio de 2000, desde 10 de julho de 2008, produzia, editava, dirigia e publicava o impresso periódico "Gazeta Popular", jornal que fundou e fez circular em Jataí e em várias cidades do Sudoeste Goiano e, de forma dirigida, em Goiânia e Brasília/DF. Por fortes e graves perseguições de políticos jataienses, a produção deste que foi o primeiro jornal verdadeiramente popular e interativo de Jataí, teve sua versão impressa interrompida em 2011, e continua até o momento, por falta de patrocínio.

17 de maio de 2013: PRODARTCOM PRODUÇÕES, JORNAL GAZETA POPULAR ON-LINE e WEBTV ARAGUAIA (Jataí/GO) e CANAL POP TV
Em 17 de maio de 2013, dois meses depois do falecimento de seu pai, impulsionado pela dor física do luto em família e, mesmo sem patrocinadores ou apoiadores comerciais/publicitários, o jornalista e radialista Terry Marcos Dourado surpreendeu a todos após reestruturar seus projetos jornalísticos e lançar, de forma estrategicamente "repentina", por enquanto na versão on-line na internet, o seu jornal "Gazeta Popular".

Terry Marcos Dourado também inovou ao criar e lançar a primeira WebTV itinerante e totalmente interativa do Brasil, a única em atividade no interior do Estado de Goiás: a "WebTV Araguaia (WTVA)", com conteúdos produzidos exclusivamente para a internet. Cumprindo plano estratégico de integração de mídias, a WTVA tornou-se "Canal Pop TV", a partir de janeiro de 2015.

5/04/2014: POPMIX RÁDIOWEB
No sábado, 5 de abril de 2014, o jornalista e radialista Terry Marcos Dourado estreou o sinal da PopMix RádioWeb (www.popmixradioweb.com), emissora que idealizou e realizou com o objetivo de inovar, modernizar e ousar no conceito de comunicação popular. A emissora transmite 24 horas diárias de programação popular para todos os estilos, gêneros e gostos, com qualidade de transmissão estéreo HD (High Definition - Alta Definição). Somente na primeira semana de existência, ainda com programação em caráter experimental, o site da rádio contabilizou quase 1.500 acessos.


ESPECIALIZAÇÕES, REGISTROS PROFISSIONAIS E CURIOSIDADES:

= Oficina de Radiojornalismo e Telejornalismo pela Semana Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Jataí/GO.

= Estágios no Departamento de Telejornalismo da TV Riviera (Repetidora da TV Globo/TV Anhanguera),em Rio Verde/GO, por duas vezes, nas áreas de apresentação de telejornal, produção e pós-produção jornalística e ainda reportagem.

= Curso de Locução e Percepção Vocal, pela Fundação Rádio Educacional de Jataí/GO (Rádio Mundial 105 FM).

= Filiação na Associação Goiana de Imprensa, sendo membro oficialmente e regularmente matriculado desde 1998, sob o número 1.995/98.

= Radialista e jornalista profissional regularmente registrado junto ao Ministério do Trabalho e do Emprego/Delegacia Regional de Goiás (MTE/DRT-GO), sob o número 2.096/00.

= Pioneiro do modelo de agenciamento de notícias em Jataí e no Sudoeste Goiano.

= Pioneiro no segmento de notícias populares e jornalismo popular em Jataí/GO.

= Pioneiro no segmento de WebTV itinerante e interativa no Brasil e no Estado de Goiás.

= Especialista (formação contínua) em comunicação para a internet e mídias para redes sociais (internet).

= Diretor de Jornalismo e Conteúdo e roteirista para Televisão e WebTV.

= Terry Marcos Dourado tem em seu currículo jornalístico o peso e o sucesso da idealização, direção e "ancoragem" de importantes e históricas coberturas jornalísticas ao vivo pelas rádios Difusora 680 AM e Mundial 105,9 FM (Transamérica, hoje). São elas: eleição e posse dos bispos de Jataí Dom Miguel Pedro Mundo e Dom Aloísio Hilário de Pinho; assalto à Residência Episcopal que resultou na morte, após nove dias de bispado, do bispo dom Miguel Pedro Mundo. Terry Marcos Dourado coordenou e ancorou, de forma contínua, todo o funeral do bispo, inclusive, participando ao vivo de programas na Rádio Difusora de Goiânia, nas emissoras da Rede Católica de Rádio (RCR) via sátélite e, também na Rede Vida de Televisão.

= Terry Marcos Dourado coordenou toda transmissão especial da morte e funeral do ex-prefeito de Jataí e ex-deputado estadual Mauro Antônio Bento, sendo tudo transmitido pela Rádio Mundial 105,9 FM, com flashes informativos para outras emissoras de rádio de Jataí, da região e de Goiânia/GO.

= Terry Marcos Dourado, nos anos 90, teve uma reportagem sua publicada pelo jornal "Correio Brasiliense", de Brasília/DF, sobre um estupro cometido por pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, fato ocorrido em Jataí/GO.

= Terry Marcos Dourado também idealizou, coordenou e "ancorou" coberturas de eleições municipal e estadual para as rádios Difusora de Jataí 680 AM e Mundial 105,9 FM (Transamérica, hoje), nos pleitos de 1998, 2000 e 2002 e 2004, respectivamente. Tendo ancorado, ao vivo, as posses dos prefeitos de Jataí nos anos de 2001 e 2005. Mais atrás, em 1996, coordenou e ancorou a cobertura jornalística eleitoral da TV Jataí Canal 11, enquanto diretor de Jornalismo da emissora, mas este trabalho não foi ao vivo.

= Ainda em Jataí/GO, enquanto atuava em emissoras de rádio, Terry Marcos Dourado também ancorou transmissões de desfiles cívicos e alegóricos alusivos ao aniversário de Jataí/GO e o Dia da Independência Nacional. Também cobriu outro fato histórico para Jataí: a inauguração do Estádio Arapucão, em 1996, com a partida de futebol entre Goiás e Flamengo, tendo entrevistado os técnicos das equipes, com destaque para o então técnico do Flamengo, Joel Santana; e o jogador Bebeto (Flamengo e Seleção Brasileira).

= Outras personalidades entrevistadas pelo jornalista Terry Marcos Dourado: José Alencar (à época, vice-presidente do Brasil); Maguito Vilela (ex-governador de Goiás), Marconi Perillo (ex-governador, atual governador de Goiás); Iris Rezende Machado (ex-governador de Goiás); diversos senadores, deputados estaduais e federais e diversos prefeitos do Sudoeste Goiano. O jornalista também entrevistou o famoso cineasta brasileiro Cláudio Cunha (um dos ícones da pornochanchada nacional); dentre outras personalidades políticas, artísticas e culturais dos cenários regionais, estadual e nacional.


TERRY MARCOS DOURADO
Radialista/Jornalista – Reg. Prof. MTE/DRT-GO: 2.096/00
Membro da Associação Goiana de Imprensa (AGI) – Matrícula: 1995/98

* Biografia profissional atualizada em 02/11/2015.

NOVIDADE

Visitantes