NOVIDADE

08/11/2015

Deputado Daniel Vilela tenta barrar criação de duas universidades federais em GO; uma delas em Jataí

Deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO) é acusado pela base de apoio ao governador goiano, Marconi Perillo, de tentar impedir que novas universidades federais sejam implantadas em Goiás, uma delas em Jataí, terra-natal do deputado.

Jataí (GO) - Nascido em Jataí (GO), o jovem deputado federal Daniel Vilela (PMDB), filho do também jataiense e ex-governador Luiz Alberto Maguito Vilela que, atualmente é prefeito de Aparecida de Goiânia (GO), segundo informações publicadas na internet pelo site Goiás 247, tenta barrar a criação de duas universidades federais no Estado de Goiás, uma delas, a Universidade Federal do Sudoeste Goiano, em Jataí. A segunda unidade será criada em Catalão, no sudeste goiano.

O site Goiás 247 revelou que deputados estaduais e federais goianos denunciaram que o parlamentar federal peemedebista, Daniel Vilela, está tentando inviabilizar instalação das duas universidades federais no interior de Goiás já confirmadas durante audiência entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador Marconi Perillo (PSDB), na quarta-feira passada, 4 de novembro, no Palácio do Planalto, em Brasília-DF.

Ainda de acordo com o site Goiás 247, Daniel Vilela está tentando prejudicar a implantação das duas universidades federais em território goiano pelo simples motivo dele ser opositor ao atual governo estadual tucano e, ainda, sonhar com uma futura candidatura sua ao Governo de Goiás, em 2018. "Daniel estaria tentando barrar a conquista educacional com a ajuda do colega de partido, Michel Temer (vice-presidente da República). Não é a primeira vez que a oposição em Goiás atua contra os interesses do Estado em nome da disputa política. No governo anterior de Marconi, liderados por Iris Rezende, deputados se mobilizaram para travar liberação de empréstimos para o governo tucano." - informou o site Goiás 247.

Bafão político - O anúncio de que a presidente Dilma Rousseff vem a Goiás, provavelmente no próximo dia 19 de novembro, para anunciar oficialmente a abertura de mais duas universidades federais no Estado (Jataí e Catalão) deixou a oposição ao governador Marconi Perillo em alerta e alguns integrantes do grupo já trabalham para tentar inviabilizar a conquista história para a educação goiana. Na solenidade em Goiás, mais precisamente em Jataí, no sudoeste goiano, a presidente Dilma Rousseff vai assinar as mensagens que criam as novas universidades federais aqui no Estado, mensagens estas que vão ser enviadas para aprovação no Congresso Nacional.

Segundo informou o site Goiás 247, o principal agente orquestrador da manobra política que tenta barrar a implantação das novas universidades federais em Goiás é o deputado federal Daniel Vilela (PMDB), que já teria começado a atuar no Congresso para boicotar Marconi, evitando assim que o tucano conquiste para si os louros da concretização destes importantes benefícios para a educação em Goiás. Deputados estaduais e federais da base aliada ao governo goiano denunciaram que o filho de Maguito Vilela e primo do pré-candidato a prefeito de Jataí, o deputado estadual Leandro Vilela (PMDB) estaria articulando junto ao vice-presidente da República, Michel Temer, que é seu aliado e presidente nacional do PMDB.

A conquista das duas universidades para o interior goiano foi anunciada na quarta-feira 4 de novembro, após audiência particular de Marconi Perillo com a presidente Dilma Rousseff no gabinete dela em Brasília. Os dois tiraram fotos juntos e comemoraram a futura abertura dos dois centros educacionais universitários em território goiano. Em Goiânia, após o encontro com Dilma, o governador afirmou ao lado do reitor da UFG, Orlando Amaral, que "as novas universidades são resultados da política republicana e respeitosa que mantém com Dilma".

Não é a primeira vez que a oposição em Goiás conspira em Brasília para atrapalhar a captação de investimentos para o Estado. No governo passado, liderados por Iris Rezende, deputados federais de oposição (PT e PMDB) trabalharam fortemente para barrar empréstimos da União para o governo de Marconi Perillo. Voltando mais no tempo; na crise do Césio 137, no final da década de 1980, o então ministro do governo do presidente José Sarney, Iris Rezende, também fez pouco caso da liberação de recursos para ajudar o Estado, que era governado pelo rival político, Henrique Santillo.


Deputado federal Leandro Vilela (PMDB-GO) pode ter sua futura candidatura à prefeito de Jataí "melada" pela suposta atitude do primo, deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) em tentar barrar a implantação de uma universidade federal regional em Jataí.


Segundo o site Goiás 247, "ao seguir o mesmo caminho de Iris e outros caciques peemedebistas, Daniel Vilela acaba caindo em contradição. Na disputa que se desenrola agora pela sucessão do comando do PMBD goiano, o filho de Maguito (Vilela) tem sido crítico ferrenho das práticas antigas de Iris e defende um discurso de renovação total do partido", afirmou o site.

O curioso de todo este bafão político é a constatação de que, sendo verídica a informação de que o deputado Daniel Vilela quer impedir que uma potente universidade federal seja instalada em sua terra-natal, Jataí, por exemplo; como ficará a futura campanha de seu primo, o deputado Leandro Vilela, que aspira ser o sucessor do prefeito jataiense Humberto Machado nas eleições do ano que vem? Espera-se uma resposta prática e coerente. [Com informações do site Goiás 247]

NOTA DO EDITOR: Não conseguimos contato com os deputados Daniel e Leandro Vilela para comentarem o assunto, porém, ratificamos que estamos abertos à publicar aqui os posicionamentos oficiais de ambos sobre a informação publicada pelo site Goiás 247 na qual esta reportagem da "Gazeta Popular" está fundamentada.










[Nascido em Jataí (GO), Terry Marcos Dourado é jornalista, radialista, bacharel em Direito, empresário dono da Agência Prodartcom Produções, artista e produtor cultural e artístico. No meio audiovisual, é autor, roteirista, diretor cinematográfico, ator e dono da Estelar Filmes. Também é produtor de "cast" (elenco) e proprietário da TMD Models Agency. No meio teatral, é dramaturgo, ator, roteirista e diretor. Na área dos direitos humanos, é fundador e presidente da ONG Instituto Conscientizar. É palestrante motivacional e espiritualista. Médium e terapeuta gnóstico-espiritualista, é alto sacerdote wiccaniano, fundador da IWMBG - Igreja Wiccaniana Mundial de Biopaganismo Gnóstico. É também diretor-proprietário da PopMix RádioWeb, do Canal Pop TV (webtv) e escritor, tendo livros a publicar em breve.]

NOVIDADE

Visitantes