NOVIDADE

10/12/2015

Goiás bate recorde de notificações de casos de dengue em 2015

O mosquito Aedes Aegypti transmite dengue, febre amarela, febre chykungunya e o zika vírus que causa a microcefalia.

Entre 1º de janeiro deste ano e hoje, foram mais de 182 mil registros de casos de dengue; outros 91 mil casos confirmados e 76 mortes por dengue aqui no Estado de Goiás. 

O combate ao Aedes aegypti é a principal solução destacada por autoridades da saúde pública estadual. O ano de 2015 já é o recordista de notificações de casos de dengue para Goiás. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) passou a centralizar os dados coletados com os municípios em 2010, quando foram 115.070 registros e ocorreram 91 mortes. Neste ano, até a 47ª semana, foram registradas 182.537 ocorrências, sendo 91.489 casos confirmados e 76 mortes.

O recorde anterior havia sido registrado em 2013, quando foram notificados 163.804 casos, sendo 91.684 confirmados, e ocorreram 95 mortes. O secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela, diz estar preocupado com a situação. Segundo ele, Goiás ainda está no período chuvoso, mas com incidência moderada dos casos de dengue, sendo 200 a 300 por semana, o que não é considerado um período de pico, quando chegam a ser registrados mais de 10 mil. No entanto, a partir de janeiro a Secretaria Estadual da Saúde espera por um novo salto nas estatísticas da dengue, pois os focos do Aedes aegypti continuam a ser encontrados, e com cada vez maior frequência, ressaltou Leonardo Vilela.

Nesse momento, as três cidades com o maior número de incidência da dengue neste ano são Goiânia, com 77.862 casos, Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, com 15.937 notificações e Anápolis, a 55 km da capital, com 10.716.

Das 76 mortes, 31 ocorreram em Goiânia; cinco, em Aparecida de Goiânia; quatro, em Jataí; três mortes em Anápolis, Mineiros e Goiatuba; e duas mortes em Ceres, Crixás, Novo Gama e Morrinhos. Registraram, até esse momento, somente uma morte, as seguintes cidades: Rio Verde, Abadiânia, Brazabrantes, Britânia, Campinorte, Campo Limpo de Goiás, Carmo do Rio Verde, Goianésia, Goianira, Inhumas, Iporá, Itapaci, Itumbiara, Morro Agudo de Goiás, Rialma, Rubiataba, Trindade, Uruaçu e Valparaíso de Goiás.


NACIONAL - No contexto nacional, Goiás é o estado que registrou a maior incidência de casos de dengue a cada 100 mil habitantes, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde até o dia 14 de novembro. Foram 2.314 registros. Em seguida aparece o estado de São Paulo, com taxa de 1.615 casos e Pernambuco, com 901.

Estudos apontam que 80% dos focos do mosquito encontrados em Goiás estão dentro das casas. Os focos estão em entulhos, calhas, vasos de plantas, pneus armazenados inadequadamente, depósitos de água, caixas d'água destampadas. Então também cabe à população fazer esse controle e ao Estado se atentar aos demais 20%, que estão em ruas, parques, entre outras áreas públicas.


MICROCEFALIA NO SUDOESTE - Além da dengue, o mosquito transmissor do vírus, o Aedes Aegypti também pode transmitir a febre amarela, a febre chikungunya e o zica vírus, suspeito de ligação com casos de microcefalia. Nas últimas semanas, sete casos de má formação cerebral em recém-nascidos foram registrados em Goiás, cinco deles são investigados por suspeita de ligaçlão direta com o zika vírus: dois casos em Goiânia; um em Rio Verde, um em Montividiu e outro em Pirenópolis.

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Bebês que nascem com essa má formação podem ter complicações no desenvolvimento da fala, motora e até quadros de convulsão.

Apesar de cuidados como uso de roupas de mangas compridas, repelentes e telas em janelas, o combate ao mosquito é apontado como a solução mais eficaz para evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, segundo epidemiologistas.








Nascido em Jataí (GO), Terry Marcos Dourado é jornalista, radialista, bacharel em Direito, empresário dono da Agência Prodartcom Transmídia - Jornalismo, Eventos e Produções, artista e produtor cultural e artístico. No meio audiovisual, é autor, roteirista, diretor cinematográfico, ator e dono da Estelar Filmes. Também é produtor de "cast" (elenco) e proprietário da Agência Mega Pop - Artistas, Modelos e Produções. No meio teatral, é dramaturgo, ator, roteirista e diretor. Na área dos direitos humanos, é fundador e presidente da ONG Instituto Conscientizar. É palestrante motivacional e espiritualista. Médium e terapeuta gnóstico-espiritualista, é alto sacerdote wiccaniano, fundador da IWMBG - Igreja Wiccaniana Mundial de Biopaganismo Gnóstico. É também diretor-proprietário da PopMix RádioWeb, do Canal Pop TV (webtv) e escritor, tendo livros a publicar em breve.


NOVIDADE

Visitantes