NOVIDADE

05/11/2015

Presidente Dilma Rousseff confirma presença em Jataí (GO) no lançamento da Universidade Federal do Sudoeste Goiano

Governador de Goiás, Marconi Perillo (E) e a presidente Dilma Rousseff (D) estarão em Jataí (GO) no 
dia 19 de novembro no lançamento oficial da Universidade Federal do Sudoeste Goiano.
Goiânia, GO - De acordo com informações do Palácio das Esmeraldas, sede do Governo de Goiás, está confirmado para o próximo dia 19 de novembro a visita da presidente Dilma Rousseff (PT), juntamente com o governador Marconi Perillo (PSDB) à cidade de Jataí, na região sudoeste do Estado, para o lançamento oficial da Universidade Federal do Sudoeste Goiano.

A confirmação da visita presidencial à Jataí (GO) foi feita pelo governador Marconi Perillo durante uma entrevista coletiva no início da noite da quarta-feira (4/11). Perillo anunciou que Dilma Rousseff fará visita oficial a Goiás, na quinta-feira 19 de novembro, para oficializar a criação de duas universidades federais, uma em Jataí; e outra em Catalão, no Leste Goiano. Ambas as cidades vão deixar de sediar os campi da Universidade Federal de Goiás (UFG) e passarão a ter universidades independentes e com recursos próprios.

O governador goiano disse que a decisão é fruto de um esforço coletivo e da relação republicana que mantém com a presidente Dilma. Ele se diferencia da maioria dos colegas tucanos, como os senadores Aécio Neves e José Serra, por ser totalmente contra o impeachment de Dilma. Marconi esteve com a presidente em Brasília (DF) ainda na última quarta-feira no período da tarde, quando tratou das novas universidades federais de Jataí e Catalão.

Segundo o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, inicialmente, a quantidade de estudantes continua a mesma e, por isso, a verba também permanece. “Estamos extremamente felizes. Esta é uma data histórica, um sonho que se torna hoje realidade. Goiás era um dos poucos Estados brasileiros que tinha apenas uma universidade. Isso era um problema, diante da importância do Estado", afirmou Amaral.

A denominada Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás conta, atualmente, com 25 cursos distribuídos em dois campi universitários (Riachuelo, no bairro Samuel Grahm; e o da Cidade Universitária José Cruciano de Araújo - Campus Jatobá, nas margens da BR 364, onde funcionam 21, dos 24 cursos de graduação da Regional, cursos de Pós-Graduação e ambientes administrativos). A Regional Jataí ocupa uma área de 37,6 mil metros quadrados de extensão que abriga a estrutura física por onde circulam mais de quatro mil pessoas. A sede da UFG em Catalão abriga mais de 20 cursos de graduação.

As novas universidades ainda não têm nomes, mas por enquanto estão sendo chamadas de Universidade Federal do Sudoeste (Jataí) e Universidade Federal do Sudeste (Catalão). Dilma Rousseff deverá ir às duas cidades para oficializar a criação das instituições, que vão se tornar autônomas após a oficialização das mudanças, sendo desvinculadas da Universidade Federal de Goiás (UFG).


CAMPUS DA UFG DE JATAÍ (GO) É O MAIOR ENTRE AS SEDES INTERIORANAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS


Entrada do Campus 2 (Cidade Universitária) da UFG em Jataí (GO).
A história da criação do Campus de Jataí é ligada ao Projeto Rondon e à antiga política de interiorização da universidade pública brasileira. O Campus Avançado de Jataí (CAJ) foi criado nesta perspectiva, atendendo a orientações do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e procurando desenvolver atividades de extensão pelo interior do país.

Paralelo ao processo que se iniciava de interiorização da UFG, em julho de 1979, a Comissão Pró-Curso Superior do Lions Clube de Jataí (GO) entregou ao então reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) um abaixo-assinado no qual solicitava a criação de cursos superiores na cidade.

Enquanto a Comissão lutava para trazer a universidade para o município, o prefeito à época, Mauro Antônio Bento, que havia encampado a ideia, colocava em discussão o Projeto de Lei 13/79, que previa a implantação da UFG em Jataí.

Em março de 1980 o então reitor da UFG, professor José Cruciano de Araújo, assinou a Resolução no 145 que criou o Campus Avançado de Jataí. A partir daí foi firmada uma parceria com a prefeitura garantindo a consolidação do projeto de criação do CAJ com a divisão de gastos e de responsabilidades. O prédio-sede foi entregue oficialmente à UFG no dia 19 de março de 1980 e o primeiro vestibular realizado no ano seguinte, ofertando vagas para os cursos de Química (20 vagas), Física (30 vagas) e Matemática (40 vagas).

A segunda e decisiva etapa para a efetiva instalação do CAJ ocorreu em maio de 1982, quando a prefeitura doou à UFG uma área, contendo um prédio com capacidade para acolher 400 alunos.

Com a implantação do Projeto de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior, em 2005, e, posteriormente, do Reuni, diversas ações administrativas e acadêmicas puderam ser implementadas.

Em 2004, no CAJ, eram apenas cinco servidores técnico-administrativos e 43 docentes pertencentes ao quadro da UFG. O funcionamento do campus dependia, essencialmente, das contratações realizadas pela Fundação Educacional de Jataí, com recursos oriundos de um convênio firmado entre a UFG, o Estado de Goiás e a prefeitura local. Atualmente, são aproximadamente 350 professores e 80 técnico-administrativos do quadro efetivo da universidade, além de vários trabalhadores terceirizados que dão suporte às atividades desenvolvidas nos campus.

No momento, a Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás mantém 25 cursos distribuídos em dois Campi Universitários: o Riachuelo, onde funcionam alguns cursos de Humanas e sedia também ambientes administrativos; e o Campus Cidade Universitária José Cruciano de Araújo/ Jatobá que abriga 21, dos 24 cursos de graduação da Regional, cursos de Pós-Graduação e ainda ambientes administrativos. A Regional Jataí ocupa uma área de 37,6 mil m2 que concentra a estrutura física por onde circulam mais de quatro mil pessoas.

Atualmente, os cursos de graduação oferecidos pela UFG em Jataí (GO) são: Agronomia, Biomedicina (bacharelado), Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Ciências da Computação (bacharelado), Direito (bacharelado), Educação Física (bacharelado), Educação Física (licenciatura), Enfermagem, Engenharia Florestal, Física (licenciatura), Fisioterapia, Geografia (bacharelado), Geografia (licenciatura), História (licenciatura), Letras (licenciatura em Inglês), Letras (licenciatura em Português), Matemática (licenciatura), Medicina, Medicina Veterinária (bacharelado), Pedagogia (licenciatura noturno), Pedagogia (licenciatura matutino), Psicologia, Química (bacharelado), Química (licenciatura) e Zootecnia.

Na pós-graduação a Regional Jataí oferece hoje um doutorado em Geografia e diversos cursos de mestrado em Agronomia, Geografia, Educação, Ciências da Saúde, e os mestrados profissionais em Matemática e Letras. Cursos de Especialização também são organizados de acordo com a demanda.


DILMA DEVERÁ SER A SEGUNDA PRESIDENTE A VISITAR JATAÍ; CIDADE TEVE AINDA UMA VISITA DE VICE-PRESIDENTE

Jataí (GO), uma das mais importantes cidades da região sudoeste de Goiás, foi imortalizada na história política brasileira quando da visita do então candidato à Presidência da República, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, nos anos 50 tendo realizado em solo jataiense seu primeiro comício da vitoriosa campanha presidencial. 

E foi em Jataí (GO) que o jovem Antônio Soares Neto, que tornou-se conhecido pela alcunha de "Toniquinho JK", teve a ousadia de questionar o presidenciável se o mesmo, sendo eleito, iria cumprir a promessa de transferir a capital federal, do Rio de Janeiro (RJ), para o planalto central. Tempos depois, Juscelino Kubitscheck foi eleito e empossado no cargo e, cinco anos mais tarde, inaugurou Brasília-DF, no centro do País, tornando-a a nova capital brasileira.

Anos mais tarde, Jataí (GO) recebera, com muita festa e um gigantesco churrasco coletivo, o presidente Fernando Collor de Melo. Collor chegou na cidade no helicóptero presidencial. Ficou algum tempo numa propriedade rural onde discursou para uma multidão. Anos mais tarde, durante um dos mandados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o seu vice-presidente, José Alencar, esteve por algumas horas participando de um evento com empresários no clube da AABB jataiense. E no próximo dia 19 de novembro, caso não haja alteração na agenda presidencial, Dilma Rousseff será a terceira chefe da Nação a desembarcar para um compromisso oficial em Jataí.








[Nascido em Jataí (GO), Terry Marcos Dourado é jornalista, radialista, bacharel em Direito, empresário dono da Agência Prodartcom Produções, artista e produtor cultural e artístico. No meio audiovisual, é autor, roteirista, diretor cinematográfico, ator e dono da Estelar Filmes. Também é produtor de "cast" (elenco) e proprietário da TMD Models Agency. No meio teatral, é dramaturgo, ator, roteirista e diretor. Na área dos direitos humanos, é fundador e presidente da ONG Instituto Conscientizar. É palestrante motivacional e espiritualista. Médium e terapeuta gnóstico-espiritualista, é alto sacerdote wiccaniano, fundador da IWMBG - Igreja Wiccaniana Mundial de Biopaganismo Gnóstico. É também diretor-proprietário da PopMix RádioWeb, do Canal Pop TV (webtv) e escritor, tendo livros a publicar em breve.]

NOVIDADE

Visitantes