NOVIDADE

04/12/2015

Contrariando exigência de presos que comandaram o terror na cidade, novo diretor será mantido no presídio de Jataí

Material apreendido pela polícia com seis suspeitos que estariam preparados para aumentar o terror em Jataí (GO).

Jataí (GO) - A força-tarefa das polícias integradas (Militar e Civil) e demais autoridades judiciárias e da Segurança Pública em Jataí estão apresentando resultados rápidos à população. Dois dias depois da inédita onda de ataques terroristas ocorridos na cidade, seis pessoas foram apreendidas no início da noite da quinta-feira (3/12) por serem suspeitas de participarem dos incêndios de sete ônibus, dois caminhões e um telefone público, na terça-feira, 1º de dezembro.

E apontado, pelos bandidos que tocaram o terror em Jataí, como o pivô da crise que eles próprios repentinamente causaram na segurança pública jataiense, tudo porque parte dos presos não está satisfeita com a rigidez de Waldivino Ribeiro da Silva no comando do presídio local, a Secretaria de Estado da Segurança Pública já manifestou apoio integral e irrestrito à permanência de Waldivino Ribeiro no cargo.

A Superintendência de Administração Penitenciária (Seap) informou que não há qualquer previsão de transferência para o diretor do presídio de Jataí, Waldivino Ribeiro da Silva, conforme informavam áudios de Whatsapp divulgados na manhã da quinta-feira (3/12), atribuídos a agentes penitenciários do presídio jataiense.


Sete ônibus, dois caminhões e um telefone público foram incendiados por bandidos nas ações terroristas de 1º de dezembro, em Jataí (GO).
Áudios espalhados por meio do aplicativo social Whatsapp, supostamente atribuídos a agentes penitenciários de Jataí, afirmavam que o novo diretor do presídio local, Waldivino Ribeiro da Silva, estaria voltando para Goiânia “por dificuldade para manter a segurança dele e da família.” Depois que o novo diretor do presídio jataiense autorizou a transferência de presos e implantou medidas rigorosas no funcionamento do presídio local, uma onda de violência coordenada de dentro da cadeia se espalhou pela cidade, com incêndio de ônibus e outros atos de vandalismo.

“O trem está tenso, batalhão de choque desceu, o trem lá vai feder de hoje para amanhã. Vão emparrar os comando (sic).”, disse um suposto agente em um dos áudios divulgados por meio do WhatsApp. “Pela primeira vez no estado de Goiás vi um diretor recuar para dentro do presídio por não ter onde ficar com segurança”, citação que consta no mesmo áudio.

FALSA INFORMAÇÃO - A assessoria de imprensa do órgão desmentiu o conteúdo dos áudios e informou que todo o trabalho do diretor do presídio tem total apoio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), no cumprimento da Lei de Execuções Penais e evitando fugas e situações de risco dentro da unidade prisional.

A insatisfação de presos se deve principalmente por Waldivino Ribeiro ter implantado maior rigor nas revistas de presos e de familiares em dias de visita, dificultando, assim, a entrada de celulares e de drogas no presídio. Além disso, houve a determinação de mais de 10 presos, com comportamento chamado de negativo e por serem de alta periculosidade, para outras unidades prisionais. O novo diretor do presídio jataiense também acabou com alguns privilégios de presos com mau comportamento e proibiu a circulação de dinheiro nas dependências do presídio de Jataí.


As medidas rigorosas seriam o motivo da série de ataques terroristas que deixaram sete ônibus, dois caminhões e um telefone público destruídos em um incêndio orquestrado por membros de uma gangue/facção denominada "Baixada", responsável por roubos e tráfico de drogas na cidade.

A Seap informou que, por Jataí ser uma rota de tráfico e possuir em seu presídio presos de alta periculosidade, comparados apenas aos reclusos no Núcleo de Custódia em Aparecida de Goiânia (GO), a segurança do diretor do presídio e de seus familiares também é diferenciada do restante dos diretores de unidades prisionais do Estado. "O acompanhamento dele é diferenciado", informou a Assessoria de Imprensa da Seap.

A QUALQUER MOMENTO ESTAREMOS ATUALIZANDO ESTA REPORTAGEM.








Nascido em Jataí (GO), Terry Marcos Dourado é jornalista, radialista, bacharel em Direito, empresário dono da Agência Prodartcom Transmídia - Jornalismo, Eventos e Produções, artista e produtor cultural e artístico. No meio audiovisual, é autor, roteirista, diretor cinematográfico, ator e dono da Estelar Filmes. Também é produtor de "cast" (elenco) e proprietário da Agência Mega Pop - Artistas, Modelos e Produções. No meio teatral, é dramaturgo, ator, roteirista e diretor. Na área dos direitos humanos, é fundador e presidente da ONG Instituto Conscientizar. É palestrante motivacional e espiritualista. Médium e terapeuta gnóstico-espiritualista, é alto sacerdote wiccaniano, fundador da IWMBG - Igreja Wiccaniana Mundial de Biopaganismo Gnóstico. É também diretor-proprietário da PopMix RádioWeb, do Canal Pop TV (webtv) e escritor, tendo livros a publicar em breve.

NOVIDADE

Visitantes